Academia das Ciências de Lisboa assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Academia das Ciências de Lisboa assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Se não conseguir ver este email corretamente clique aqui para ver on-line  

logo-plp-separador.png


Academia das Ciências de Lisboa
assinala o
Dia Mundial da Língua Portuguesa

Visite https://dicionario.acad-ciencias.pt/

 

 

Com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Academia das Ciências de Lisboa apela à consulta do Dicionário da Língua Portuguesa, uma ferramenta essencial para o conhecimento, uso e estudo da língua portuguesa em todos os continentes.

 

A língua portuguesa, uma das mais faladas do mundo, com mais de 260 milhões de falantes, conta agora com um novo dicionário digital, de consulta fácil e gratuita: o Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa (DLP-ACL). Composto por mais de 100 mil entradas, apresenta mais de 194 mil definições, classificação gramatical, sinónimos, informação sobre a origem da maioria das palavras e muitas outras curiosidades.

 

Desde o seu lançamento oficial, no passado dia 13 de abril de 2023, o DLP-ACL conta com mais de 35 mil visualizações e 118 mil pesquisas, num total de cerca de 6 mil utilizadores recorrentes e uma média de 30 utilizadores por hora. Destacam-se ainda alguns países onde a consulta do DLP tem tido um crescimento assinalável: Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Reino Unido, Luxemburgo, França, Bélgica, Angola.

 

Reconhecendo o carácter dinâmico da língua portuguesa e a constante evolução das palavras, o DLP-ACL contextualiza os significados apresentados com exemplos reais de uso da língua, bem como de abonações retiradas de várias publicações. Destacam-se diferentes registos de língua, bem como palavras pertencentes a outras variedades da língua portuguesa, regionalismos, coloquialismos, que são testemunhos da riqueza e da diversidade da língua portuguesa.

 

O DLP-ACL é o resultado da revisão e da atualização – ainda em curso – do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, publicado em dois volumes em 2001. Esta última edição foi adaptada às novas tecnologias web e o seu conteúdo foi totalmente trabalhado e reestruturado para facilitar o acesso a partir de qualquer tipo de dispositivo.