Visitar página no facebook

Missão

Com base no respeito, na defesa e na valorização da Língua Portuguesa como bem simbólico e património cultural imaterial pertencente a todos, o Pórtico da Língua Portuguesa procura promover a preservação e expansão da nossa língua como bem de inestimável valor e enquanto espaço de reflexão e discussão sobre as mais variadas questões linguísticas, onde o rigor e a qualidade são palavras de ordem.

Visão

O Pórtico da Língua Portuguesa pretende assumir-se como a referência nacional na promoção, consultoria e discussão pública de todas as questões relacionadas com a Língua Portuguesa.

Valores

Os nossos valores principais são: Língua Portuguesa, Diversidade, Rigor, Credibilidade e Educação.

Língua Portuguesa – o nosso primeiro compromisso é com a Língua Portuguesa. É a nossa paixão e, sendo nosso principal valor, é o património que orienta e guia todo o projeto do Pórtico da Língua Portuguesa.

Diversidade – defendemos uma visão global e polifónica, íntegra e imparcial de observar e analisar os fenómenos relacionados com a Língua Portuguesa. O português de hoje só pode ser entendido através de uma visão ampla da Lusofonia, e que, simultaneamente, sabe valorizar as questões de dimensão regional ou local, testemunhos vivos de um património cultural imaterial rico, em constante processo de evolução e transformação.

Rigor – o trabalho de análise, investigação e acompanhamento da Língua Portuguesa exigem o rigor e a capacidade de olhar para os fenómenos de evolução do nosso idioma de forma consciente e imparcial. Consideramos que este trabalho é conseguido pela permanente consulta a profissionais da Língua Portuguesa em todo mundo lusófono.

Credibilidade – prezamos a credibilidade e a responsabilidade com que encaramos a tarefa de valorizar, defender e promover a Língua Portuguesa, pelo que os conteúdos são redigidos por uma equipa especializada com a chancela da Academia das Ciências de Lisboa, nomeadamente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa (ILLLP).

Educação – o trabalho de acompanhamento da Língua Portuguesa exige um trabalho de investigação permanente, pois através da evolução da língua também se torna possível conhecer melhor a sociedade em que vivemos. Ao mesmo tempo, defendemos um tom educativo, informativo e esclarecedor, acessível à sociedade em geral.

A equipa do Pórtico da Língua Portuguesa considera que uma comunidade informada, transparente e participativa é condição essencial para o desenvolvimento individual e coletivo, material e intelectual. Toda e qualquer referência à página Pórtico da Língua Portuguesa deve ser devidamente identificada como tal.

Este espaço é de livre acesso e o conteúdo disponível encontra-se em constante desenvolvimento e a sua atualização frequente garante a atualidade dos temas visados.

Pórtico da Língua Portuguesa, um espaço concebido a pensar em todos os falantes de expressão portuguesa, porque só através de um bom domínio e uso correto da língua podemos ser verdadeiramente entendidos.